segunda-feira, 1 de junho de 2015

Quatro Bolas de Ouro do Messi: Duas roubadas.


Este texto não é para desmerecer um gênio do futebol mundial na atualidade, até porque isto é impossível, é um fato verídico. Este texto não é para minimizar um jogador e exaltar o outro, isto é desnecessário. Para ser fã do Cristiano Ronaldo, não precisa falar mal e odiar o Messi e vice versa. Infeliz é aquele que não consegue apreciar o bom futebol de dois gênios, de dois "alienígenas". O objetivo deste texto é: Qual é o critério que a maior entidade do futebol mundial usa, para coroar tal jogador com o prêmio que todo sujeito da mesma profissão sonha ou sonhou em conquistar algum dia: A Bola de Ouro. Achar um ou outro jogador melhor, isto é simples, é questão de opinião. Opinião é que nem gostos, que nem sonhos, é algo pessoal, então, cada um tem a sua opinião.

Cristiano Ronaldo e Messi no "Él Clásico".  
Na sua opinião, qual é o principal critério que a FIFA usa para premiar os jogadores com a Bola de Ouro? Gols, títulos, jogos decisivos, recordes, regularidade? Para mim, a FIFA não tem critério para premiar tal jogador. A palavra "critério" não existe para eles no dicionário. Costumo levar em consideração, o conjunto da obra, que reúne todos estes critérios. Em 2009, o craque argentino foi muito superior que o craque português, Cristiano Ronaldo. Levou todos os títulos disputados no ano, foi decisivo em todas as competições que disputou, teve uma ótima média de gols, enfim. Não tem o que debater sobre essa Bola de Ouro do Messi em 2009. Merecido!
Em 2011 também, "comeu a bola". Ganhou todos os títulos possíveis, com exceção da Copa do Rei, título que a equipe do Real Madrid conquistou com seus méritos. Foi decisivo na Champions, principalmente nas semifinais e na final, contra o Manchester United. Foi decisivo no Mundial de Clubes, contra o Santos, marcando dois gols na decisão. Não fez mais gols que o Cristiano Ronaldo, que levou o prêmio Pichichi e a Chuteira de Ouro naquele ano. Mas esta Bola de Ouro de 2011, não há o que discutir também, Messi ganhou com méritos, merecidamente.

Agora sim, vamos ao objetivo do texto. Como todos sabem, o craque argentino Messi tem quatro Bolas de Ouro, o maior ganhador deste prêmio até então, mas ele não era pra ser o maior ganhador deste prêmio. Nos anos de 2010 e 2012, o Messi também ganhou o prêmio. Porém, em 2010, tinha jogadores que mereciam mais que o Messi, para levar a Bola de Ouro. Em 2010, o Messi fez um ótimo ano, foi artilheiro da Champions, ganhou a Liga BBVA, a Copa do Rei e a Supercopa da Espanha. Porém, o Iniesta, teve essas mesmas conquistas e ganhou a Copa do Mundo pela Seleção Espanhola, inclusive fazendo o gol do título, contra uma Holanda numa final de Copa. Por que ele não ganhou? Sendo que ele foi fundamental pro Barcelona ganhar estes títulos, sempre dando assistências, sendo um gênio neste fundamento, e foi fundamental pra Espanha levar a primeira Copa do Mundo de sua história. Se dois jogadores naquele ano, tiveram as mesmas conquistas... Sim! A Copa do Mundo era pra desempatar e pesar na balança, mais para um lado do que para o outro. O Iniesta é um desses que mereciam naquele ano. Mas ele não mereceu mais do que o holandês Wesley Sneijder. A Bola de Ouro de 2010, era para ser dele. Ele teve várias conquistas: Champions, Mundial, Campeonato Italiano, Copa da Itália, Supercopa da Itália, sendo fundamental pra Inter de Milão naquele ano. Então aí, já era para ele ter (no mínimo) ficado entre os três finalistas da Bola de Ouro daquele ano. Na Copa do Mundo, o Sneijder praticamente "levou" a Seleção Holandesa a final daquela Copa do Mundo. Sendo decisivo no jogo contra o Brasil, fazendo dois gols, vencendo o jogo de virada, eliminando a Seleção com maior número de conquistas mundiais, e classificando a Holanda pra semifinal. Também, junto com o alemão Thomas Müller, sendo o artilheiro daquela Copa, com cinco gols marcados. Fez tudo isso, e NÃO FICOU NEM ENTRE OS TRÊS FINALISTAS, ISSO MESMO! Para muitos, a Bola de Ouro mais roubada da história do futebol mundial. Essa é uma das duas roubadas que o Messi tem. Qual critério que a FIFA levou em consideração? Não adianta nada você fazer gols e gols e não ser decisivo. Além da Copa ruim que o Messi fez naquele ano, sem nenhum gol marcado e sendo eliminado nas quartas pra uma impiedosa Alemanha, tomando de 4x0. Essa é uma das Bolas de Ouro roubadas que o Messi possui. Pelo conjunto da obra, o Sneijder foi mais decisivo e foi melhor.

Cristiano Ronaldo e Messi em um amistoso.
No ano de 2012, o Messi estabeleceu recordes, o mais expressivo deles, foi os 91 gols no ano. Recorde absurdo! Espetacular! Algo fantástico! Média de gols absurda. Mas como havia dito em outra parte deste texto, que não adianta você fazer gols e gols, e não ser decisivo. Ele teve apenas uma conquista naquele ano: A Copa do Rei, o título menos importante da temporada. Destes 91 gols que o Messi fez, quantos foram decisivos nesta conquista da Copa do Rei? Apenas dois gols. Isso mesmo, dois gols! Ou seja, de 91 gols, só dois foram importantes para essa conquista da Copa do Rei daquele ano. Tirando estes dois gols, 89 gols foram marcados "à toa". O jogador que era para ter sido o Bola de Ouro daquele ano, era o Cristiano Ronaldo. Veja bem, pare e faça uma análise do ano de 2012 de Cristiano Ronaldo e compare com o ano de 2012 do Messi. O craque português fez 46 gols na Liga BBVA, quatro a menos que o Messi, que fez 50 gols. O Cristiano fez menos gols e foi mais decisivo, jogando muito em partidas decisivas contra o Barcelona em pleno Camp Nou e no fim do campeonato, levando o título. Na Supercopa da Espanha (campeão da Copa do Rei vs campeão da Liga BBVA) o Real Madrid acabou levando este título, com o Cristiano Ronaldo sendo decisivo na partida, no Santiago Bernabéu. Os dois craques haviam sido eliminados com suas respectivas equipes nas semis da Champions. O Messi, perdeu pênalti, e foi eliminado de forma precoce em casa. O Cristiano Ronaldo foi eliminado de forma melancólica, nos pênaltis, em casa, mas no tempo normal, fez gol e levou a decisão da vaga para os pênaltis. Na Eurocopa daquele ano, o Cristiano Ronaldo foi decisivo nas partidas que a Seleção Portuguesa precisou dele. Ele chamou a responsabilidade e fez dois gols no terceiro jogo da fase de grupos contra a Holanda, e classificou Portugal para as quartas daquela Euro. Nas quartas daquela Eurocopa de 2012, foi novamente decisivo contra a República Tcheca, fazendo o gol da classificação para a semifinal contra a Espanha. Perdeu nos pênaltis, mas fez uma Euro surpreendente e espetacular. Então, pelo conjunto da obra, o Cristiano foi melhor, pelo fato de ter ganhado mais títulos, ter sido decisivo, tanto no clube, como na Seleção. O Messi, fez muitos gols, e não foi decisivo. Isso que deve ser colocado em cena. Claramente, você vê que o Cristiano foi melhor. Aí, gera aquela dúvida no ar: Qual é o critério que a FIFA usa para coroar um jogador com aquele prêmio? Em 2011, deu a Bola de Ouro pro Messi pelo fato de ter ganho títulos com o clube e ter sido decisivo. Neste ano, o Cristiano marcou mais gols que o Messi e bateu recordes. No ano de 2012, o craque argentino viveu o mesmo lado da moeda que o Cristiano viveu em 2011. E FOI ELEITO! ISSO MESMO! E-L-E-I-T-O.

Dá para entender e considerar uma Bola de Ouro dessa? Se não é por títulos e por jogos decisivos que o Messi é eleito, é por gols e recordes, e vice versa. Muita gente considera esta Bola de Ouro justa, pelo fato do Messi ter marcado 91 gols no ano. Vamos seguir a lógica da FIFA: Se tal jogador marcar 91 gols no ano jogando na China, ganhar apenas uma Copa, e nessa mesma Copa, marcar apenas 2 gols, ele é o merecedor dessa Bola de Ouro! Simples. Outro fato: Se o Messi mereceu em 2012, o Cristiano Ronaldo merecia em 2011, se formos seguir a lógica de gols e recordes. Chega a ser frustrante. Aí, para você que é fã do Messi, vai usar o argumento: "A FIFA não é quem decide o ganhador da Bola de Ouro, ela apenas promove o evento. Quem vota são os jornalistas, técnicos, e capitães das seleções". Ok, então como você explica as polêmicas de votos daquele ano? O Thiago Silva, votou no Mario Balotelli, mas o voto dele foi computado para o Messi. O técnico e o capitão da Seleção do Gabão, não receberam as cédulas para votarem. Por que? Consequência de terem dado as declarações de que iriam votar no Cristiano Ronaldo. Estranho, né não? Claramente, foi roubo, e não foi erro de computação.

Provas disso, é o Messi ter sido eleito o "melhor jogador da Copa do Mundo de 2014", algo que não é verídico, o presidente da FIFA, ter ido a público, falando que prefere o Messi, e tirando onda com a cara do Cristiano, e os escândalos de corrupção de dirigentes da FIFA, ou seja, nos leva a crer que pode ter tido manipulação de votos em 2012, se teve todas estas polêmicas. Se você não acredita nesses tipos de coisa, sinto muito, você é inocente ou você se faz de cego. Desde antigamente, o futebol, dentro e fora do campo, é cheio das malandragens. Essa Bola de Ouro de 2012, foi roubada, foi doada para o Messi. É a realidade, por mais que doa em muita gente. Não adianta.
Mas o Messi não deixa de ser um gênio, por causa destas polêmicas. Ele é um extraterrestre. Assim como o Cristiano Ronaldo também é! A única coisa que eu discordo e que não pode é o Cristiano e o Messi, os dois estando no mesmo nível, minimizarem um e exaltarem o outro, e colocando um no patamar de Pelé, o que particularmente, acho um absurdo. O Messi não seria nada sem o Cristiano e vice versa, assim como um herói não é nada sem um vilão. Se um é comparado ao Pelé, o outro, automaticamente tem que ser comparado também. Querendo ou não! Este texto não foi uma comparação, até porque, não devemos comparar estes dois jogadores fenomenais, e sim saborear o futebol dos dois!

Enfim, qual é o critério que a maior entidade do futebol mundial (FIFA) usa para premiar os jogadores? Fica a pergunta no ar...

Prevejo muita gente, inclusive fãs do Messi falando: "Chora mais!", "mimimi". Uma coisa para falar dessas pessoas (que podem ser sub-12): Este tipo de argumento, é de quem não entende de futebol, sinto muito.

Créditos: Acauã Tavares. 

17 comentários:

  1. Respostas
    1. Lixo ? Quem é você para chamar uma pessoa de lixo, principalmente o messi, quando você for melhor que alguém em algo você pode chama- lá de lixo, seu lixo ...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Ele bateu vários recordes:

    91 gols em um ano - recorde
    50 gols no espanhol - recorde
    14 gols na champions - recorde (superado por cr7 em 2014)
    232 gols pelo Barça - recorde (hoje são 415)
    12 gols pela Argentina em 1 ano - recorde
    5 gols em um jogo da champions - recorde
    82 gols em uma temporada - recorde

    Estes são algus recordes batidos por Messi em 2012.

    Mas o principal motivo da escolha foi outro. Messi é um gênio.
    Ronaldinho foi eleito melhor do mundo em 2004 tendo apenas 20 gols no ano e sem ganhar nenhum título.
    Não é o número de gols amigo, é o futebol jogado.
    Desmerecer tudo que o Messi fez em 2012, talvez o melhor ano de um jogador na história do futebol somente porque Cristiano Ronaldo ganhou a La Liga não é sábio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ano passado, 2015. CR7 também quebrou vários Recordes!
      Maior Artilheiro da História de Portugal
      Maior Artilheiro da História do Real Madrid
      QUARTA CHUTEIRA DE OURO (ÚNICO NA HISTÓRIA)
      ÚNICO JOGADOR A FAZER 10 GOLS OU MAIS POR 3 TEMPORADAS SEGUIDAS DA CHAMPIONS.
      JOGADOR COM MAIS HAT-TRICK EM UMA TEMPORADA
      Além de ser o:
      Artilheiro da Champions
      Artilheiro do Espanhol com 48 gols.
      Artilheiro da temporada com 66 gols.
      Jogador que deu mais assistencias de TODO O TIME DO REAL MADRID! PRA QUEM FALA QUE ELE NÃO JOGA PRO TIME.
      Foi também a MELHOR TEMPORADA da sua carreira em números de gols e assistencias em plenos 30 anos.

      Mas ele não foi melhor do Mundo em Janeiro.
      Não reclamo dos fãns de Messi acharem Messi melhor, só acho RIDÍCULO! A maioria tratar CR como se não fosse uma Lenda, e um dos maiores da História! pois pra min CR e Messi sao os maiores, não tem Pelé, não tem ninguém!

      Excluir
    2. Em 2015 Cristiano Ronaldo fez 57 gols
      Messi fez 52. Uma diferença muito pequena.

      Messi deu muito mais assistências que cristiano ronaldo.
      Messi jogou 7 jogos Finais:
      Final da Copa América
      Final da Champions
      Final do Mundial
      Final da Copa da Espanha
      Final da Supercopa da Espanha
      Final da Supercopa da Uefa

      Nesses jogos ele fez 6 gols.
      E seus gols, ao contrário dos gols do excelente Cristiano Ronaldo, não foram de cabeça ou de um toque, mas sim grandes obras de arte. Um deles indicado ao puskas.

      Já em 2012, onde cr7 ganhou dois titulos e messi apenas 1, Cr7 fez 63 gols no ano. Messi fez 91 amigo. São quase 30 a mais, uma distancia gigante.
      Eu acompanhei bem aquele ano e os dois foram muito bem, porém messi foi inacreditável, cada gol era um golaço e Cristiano é mais o matador, o cara do ultimo toque, aquele que termina a jogada.

      Messi é o início, o meio e o fim das jogadas do barça, ele dita o ritmo de jogo, dá vários toques, grandes lançamentos, dribles simples mas que o fazem passar por vários adversários e tb grande espírito coletivo.

      Ou seja, futebol não é apenas gols. Ele merece as 5 bolas de ouro assim como cr7 merece sua quarta em janeiro.

      Excluir
  3. 2012
    MESSI RONALDO
    TÍTULOS 1
    (Copa do Rei) 2
    (Espanhol e Supercopa)
    ARTILHARIAS 2
    (Espanhol e Champions) 0
    GOLS/JOGOS
    91/69 63/71
    CHAMPIONS
    Semifinal Semifinal
    Notas: Messi estabeleceu o recorde de gols oficiais em um ano na história; Marcou o segundo gol da final (vitória por 3 a 0); também obteve seu recorde de gols em uma temporada pela seleção argentina, fazendo dois hat-tricks, um deles contra o Brasil.
    2013
    MESSI RONALDO
    TÍTULOS 2
    (Espanhol e Supercopa) 0
    ARTILHARIAS 1
    (Espanhol) 1
    (Champions)
    GOLS/JOGOS
    45/46 69/60
    CHAMPIONS
    Semifinal Semifinal
    Notas: Messi estabeleceu o recorde de jogos seguidos marcando gol em Campeonatos nacionais na história (21). O argentino esteve lesionado em boa parte da temporada.

    ResponderExcluir
  4. Realmente cr7 merecia bem mais essa bola de ouro. O fato é q messi é sim, favorecido.

    Mas essa de 2016 ja é do c.ronaldo

    ResponderExcluir
  5. Realmente cr7 merecia bem mais essa bola de ouro. O fato é q messi é sim, favorecido.

    Mas essa de 2016 ja é do c.ronaldo

    ResponderExcluir
  6. Belo texto patético, em 2010 Messi foi o melhor jogador indiscutivelmente Individualmente, quem assistiu ele sabe que ele foi o Melhor, se quer premiar o Melhor da Copa ou o Melhor da Europa dê para Iniesta ou Sneijder, mas melhor do mundo é outra história, então se for assim, porque você não citou a bola de ouro de 2013 do CR7 ? Onde Ribery GANHOU TUDO com o Bayern, Foi Premiado em TUDO, e ainda ganhou como melhor jogador da UEFA e o Vencedor foi o CR7 por ter feito gols contra a Suécia ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, claramente você é Ronaldete, em 2012 nem preciso falar, Messi quebrou TODOS OS RECORDES de gols não só do ano, como da Champions League, La Liga e até da Temporada, se isso não digno de Bola de ouro então se mata, Se Cristiano Tivesse ganho a Champions League ai sim você poderia até questionar o Premio, mas ele não ganhou, então o que levou em conta foi o Individual, e outra, em 2013 o Messi fez 60 gols em 50 jogos na temporada, foi pichichi com 46 gols em 32 jogos e o Bola de Ouro foi o CR7, como você me explica isso amigão ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. INTEGRANTE DO Moises Francisco Bahia,eai cara, Sempre acabando com os fãs nojentos do CR7 kkkkk Isso aí cara, nunca vi argumentos tao péssimos igual aos do cara que fez essa matéria kkk

      Excluir
    2. E você claramente é uma Messizete, falar que 2010 o Messi foi o melhor individualmente? Cara você é um palhaço, nunca ri tanto kkkkkkkkkkkkkkk Snider foi Infinitamente mais decisivo e melhor, Se for dar premio de melhor do mundo por causa de alguns dribles dava para o denilson então, Seu brincalhão,'' 2010 messi foi o melhor indiscutivelmente '' kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Um patéta, ate imagino seu perfil jogando bola. Famoso Messizete.

      Excluir
  7. Comparar os números..:
    Messi só joga no Campeonato Espanhol.
    Não faz nada na seleção?
    Fraqueja em momentos decisivos.
    Cr7 jogou no Campeonato mais disputado do mundo.
    Foi Artilheiro, Campeão.
    Foi pro Espanhol.
    Tornou a ser Campeão, artilheiro.
    Campeão pela Seleção.
    Mesmo não tento uma seleção tão forte quanto a Argentina.

    ResponderExcluir
  8. Que eu saiba o melhor jogador do mundo tem que ser premiado pelo que ele jogou no ano independente se conquistou titulo importante ou não, até porque títulos não se vence sozinho e é um premio coletivo.. Mas ficou claro que você é só mais um dos que detesta Messi e Barcelona e ama Real Madrid e Cristiano Ronaldo, faz parte, o que não faz parte é querer de todas as formas desmerecer o futebol jogado por Messi digno de melhor do mundo, Cristiano Ronaldo não chega nem aos pés em termos de futebol jogado, tanto que só o Messi é comparado à Pelé como você disse, mas gente como você não aceita isso pq o seu Ronaldo não é comparável nem ao menos aos nossos Ronaldos (Fenômeno e Gaúcho). Mimimi, chora maaaaaaaaaaaaaaais kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Roubadas foram so as bolas de ouro de 2010,2013 e 2015... essa de 2012 é justa Messi quebrou vários recordes que até hj n foram batidos... bola de ouro é um prémio individual e os prêmios coletivos n dependem so dum jogador dependem do time inteiro... se o time inteiro n jogar bem um jogador n consegue jogar bem... So pk vc é português n precisava desse choro td

    ResponderExcluir
  10. Roubadas foram so as bolas de ouro de 2010,2013 e 2015... essa de 2012 é justa Messi quebrou vários recordes que até hj n foram batidos... bola de ouro é um prémio individual e os prêmios coletivos n dependem so dum jogador dependem do time inteiro... se o time inteiro n jogar bem um jogador n consegue jogar bem... So pk vc é português n precisava desse choro td

    ResponderExcluir
  11. The best titanium trim as seen on tv
    You can see that the titanium trim is not all that different garmin fenix 6x pro solar titanium from normal. You see, the titanium trim titanium cross necklace is stainless steel vs titanium apple watch a bit different from titanium bar the normal trim. does titanium tarnish

    ResponderExcluir