quarta-feira, 17 de junho de 2015

Cristiano Ronaldo x Ronaldo Fenômeno, quem é o melhor?

Entre muitos craques da história do futebol, não podemos negar de forma nenhuma que o astro português Cristiano Ronaldo, está entre os maiores de todos os tempos. Também, não podemos negar que o Ronaldo, o brasileiro, o fenômeno, (apelido dado por torcedores da Inter de Milão, na época que o Ronaldo desfilava e esbanjava habilidade em solos italianos) também está neste patamar. Vamos fazer uma comparação de futebol jogado, de títulos, de finais de campeonatos, de média de gols, e de recordes. Para alguns amantes do futebol brasileiro, isso chega a ser um absurdo, mas é inevitável.

TÍTULOS (Clubes e Seleções): 

Títulos de Cristiano Ronaldo e Ronaldo Fenômeno.  


Títulos por Clubes: Cristiano Ronaldo. 

Em 6 clubes onde Ronaldo jogou, ele ganhou onze títulos. Ganhou quatro copas nacionais, duas supercopas nacionais, dois campeonatos nacionais, um Mundial de Clubes, um Liga Europa, e uma supercopa da UEFA. Em 16 anos de carreira por clubes, ganhou 11 títulos relevantes.

Em 2 clubes onde Cristiano Ronaldo jogou, ele ganhou 17 títulos. Ganhou duas ligas dos campeões, 4 campeonatos nacionais, cinco copas nacionais. dois Mundiais de Clubes, três supercopas nacionais, e 1 Supercopa da UEFA. Em 12 anos de atividade por clubes, ganhou 17 títulos relevantes.

Quantidade não significa qualidade, isso é fato e dispensa qualquer argumento. A questão que deve ser colocada em cena nesse critério, é o aproveitamento e a importância de cada título que ambos ganharam. Cristiano Ronaldo em 12 anos, teve um aproveitamento muito melhor, ganhou 2 Champions. 2 Mundiais, 4 Campeonatos Nacionais e etc. Ganhou mais títulos importantes que o fenômeno, que em 16 anos de atividade, ganhou por clubes a nível europeu e mundial, apenas uma Liga Europa, um Mundial de Clubes e uma Supercopa da UEFA. Neste critério, o português é superior, isso é inegável.

Títulos por Seleções: Ronaldo Fenômeno. 

Em vários anos servindo a Seleção Brasileira, o craque brasileiro mostrou que é absurdamente superior. Cinco títulos do brasileiro contra nenhum do português. Títulos como, duas Copas do Mundo, duas Copas de seu continente e pra finalizar, uma Copa das Confederações. Mas existe aquela questão de tradição de cada seleção. A Seleção Brasileira tem muito mais tradição no futebol mundial do que a Seleção de Portugal. Essa comparação chega ser até um absurdo. Levando isso em conta, isso é o que justifica a falta de títulos do craque português com a sua seleção.

Mas, desde que Cristiano Ronaldo atua por Portugal, é notável uma evolução. Desde que o craque atua pela seleção das Quinas, a seleção portuguesa nunca deixou de disputar uma Copa do Mundo, e também, nunca deixou de disputar uma Eurocopa sequer. Na época do fenômeno, ele tinha coadjuvantes de muita qualidade, como Ronaldinho, Rivaldo, Roberto Carlos, Cafu, Romário. Claro, falando dos craques com quem ele jogou em todos esses anos de seleção canarinha. Já o gajo, só jogou com Figo, Pauleta, Deco, Quaresma, que convenhamos, alguns não dá pra comparar com os craques que Ronaldo jogou. Portanto, a seleção que o gajo joga, não o "ajudou" neste critério.

Não há como negar, Ronaldo ganha neste critério, disparadamente.


MÉDIA DE GOLS E REGULARIDADE: 

Nestas imagens, temos os números de jogos e de gols de cada jogador por clubes e seleções:

Números de Ronaldo por clubes e por seleção de toda a sua carreira.

Números de Cristiano Ronaldo por clubes e por seleção até o momento. 


Por clubes, Ronaldo tem uma boa média de gols, levando em conta, aspectos como o auge da forma física e técnica, volta de lesões graves (no joelho que ele teve), e etc. Boas médias pelo Cruzeiro, pelo PSV da Holanda e pelo Barcelona. O futebol de Ronaldo era a fusão de talento nato e oportunismo. Estes gols, foram convertidos em poucos títulos, pelos clubes, é claro. Os gols de Ronaldo pela seleção brasileira, aí, já é outra história. Foram convertidos em 4 títulos. Entre eles, uma Copa, duas Copas de seu continente, e uma Copa das Confederações. Já na questão de regularidade, o Ronaldo foi prejudicado, por conta das sérias lesões que ele teve nos joelhos, isso era nítido. Mas isso não apaga as suas boas médias, médias fantásticas. Em fim de carreira, longe de sua forma física ideal, fez 35 gols em 69 jogos pelo Corinthians, sendo decisivo na Copa do Brasil.

Por clubes, Cristiano Ronaldo tem uma média boa gols também. Chega a ser fantástico! Pelo Manchester United, tem 118 gols em 292 jogos. Embora a média seja menor do que a média que ele tem pelo Real Madrid, isso se justifica no estilo de jogo nos clubes. No United, ele procurava mais as jogadas individuais, valorizava mais esse recurso. Já no clube merengue, se tornou uma máquina de fazer gols, sendo decisivo em vários jogos para o Real Madrid. Daí por diante, sua boa média de gols, o levaram a bater recordes, tanto no Real Madrid, como nas competições da Espanha e da Europa. em questão de regularidade, o Cristiano Ronaldo é um absurdo. Isso se reflete na sua média de gols pelo clube merengue. Hoje em dia, o craque português na visão de várias pessoas, é o jogador mais completo da atualidade, pelas suas características.

Média de gols e regularidade: Cristiano Ronaldo. 

A média de Ronaldo pela seleção canarinha, era convertida em títulos. Principalmente em 2002. Em 7 jogos que Ronaldo fez pela Copa do Mundo, marcou 8 gols. Só passou em branco nas quartas de final, contra a Inglaterra de David Beckham.

Mas, não é a toa que o craque português já está perto de se tornar o maior artilheiro da história do Real Madrid, as suas marcas justificam as suas médias. O craque português é o jogador que mais marcou gols em fases de mata-mata da competição de clubes mais importante da Europa. Em 3 jogos da temporada 14/15, o craque luso em 3 jogos, fez 9 gols. Em 300 jogos, marcou 313 gols. Isso em apenas 6 anos de Real Madrid. O craque brasileiro em 5 anos de Real Madrid, fez 104 gols em 177 jogos, apesar de ter jogado menos que o Cristiano Ronaldo, a média do luso é superior. A mesma quantidade de jogos que o Ronaldo fez pelo Real Madrid, o gajo, quando fez a mesma quantidade de jogos, já havia passado dos 150 gols.

Nos clubes, essa média se converteu em títulos na temporada 13/14. Fez 17 gols numa única edição de Champions League, levando o Real Madrid a conquistar a tão sonhada "La Décima". Na seleção das Quinas, a média de Cristiano Ronaldo é convertida apenas em classificações e em recordes. Pelo fato de jogar numa seleção menos badalada e com coadjuvantes de qualidade inferior. Não é a toa que o português dificilmente ganhará algum título pela sua seleção.

"Ah, mas o Ronaldo tem menos jogos e mais gols pela Seleção Brasileira. Ao contrário do Cristiano Ronaldo, que tem mais jogos e menos gols". Pare e veja: Dos 55 gols de Cristiano Ronaldo por Portugal, apenas 11 gols são em amistosos, e dos 62 gols do Ronaldo, 21 gols foram em amistosos. Aí, entra a questão de gols importantes. Sim, mas deve ser colocado em cena, as seleções de cada jogador, e neste critério, o Ronaldo ganha, porque a seleção canarinha, tinha muito mais qualidade do que a seleção de Portugal. Com isso, o Ronaldo tinha mais facilidades para marcar mais gols em menos jogos. Tinha coadjuvantes de qualidade, ao contrário do craque português. Portanto, levando isso em consideração, o gajo leva a melhor neste critério, e não é por acaso.

FUTEBOL JOGADO (INDIVIDUAL DE CADA UM): 

Enfim, chegamos a um critério bem polêmico. Divide opiniões. Uns vão pela explosão que Ronaldo tinha na época da seleção e de clubes. Outros vão pela habilidade que Cristiano Ronaldo tinha nos tempos de Manchester United. Uns vão pelo oportunismo e pelo talento que Ronaldo tinha para driblar e para fazer gols. Outros vão pelo fato do português ser o jogador mais completo, pela impulsão, pela forma física e pelas poucas lesões que o gajo teve em sua carreira até o momento.

Abaixo, um vídeo comparativo dos dois craques no recurso de dribles seguidos de gols:


Outro vídeo dos dois, comparando em termos de jogador total:


Janela do vídeo. Clique e assista os vídeos no YouTube. 

Futebol jogado (Individual de cada um): Questão de opinião! 

Bom, isso é questão de opinião de quem está lendo esta comparação. No meu ponto de vista, não dá para afirmar exatamente, quem é o melhor em questão de futebol jogado. Uns vão preferir Ronaldo pela sua genialidade e pela sua superação, o brasileiro era um gênio em questão de dribles, se livrava com facilidade dos adversários e fazia muitos gols bonitos, além de ser decisivo em partidas importantes. Tinha facilidade na hora de fazer gols, mudou o estilo do atacante se comportar.

Outros vão preferir o craque português pelo seu estilo de jogo, por muitos recursos que ele possui. O gajo chuta com as duas pernas, com a mesma força e com a mesma intensidade, tem uma impulsão nas bolas aéreas, tem o recurso do drible, tem a bola parada como arma, além de dar assistências e jogar pro time. Fora a questão dos recordes, e estatísticas, que é incrível.

Bem, para escolher um dos dois, isso vai pelo critério que cada amante do futebol preferir e querer usar. O único acordo que deve chegar nesse tipo de discussão é: "Cada um com sua opinião, você tem a sua opinião e eu tenho a minha". Portanto, nessa questão de futebol jogado, isso é coisa pessoal, isso é questão de opinião. Se eu falar de apenas um jogador, vou estar sendo muito injusto com o outro. Isso é questão de opinião. Opinião é que nem sonhos, é algo pessoal, cada um com a sua opinião. Essa questão de futebol jogado, é algo pessoal. É questão de opinião. Fim.


FINAIS DE CAMPEONATOS: 

Neste critério, só irá ser valido os gols em finais, se o jogador ganhou o campeonato. Vamos lá.

Abaixo, são os números de Ronaldo em decisões de campeonatos importantes, gols em finais:

Números do craque brasileiro em decisões.  


Abaixo, os números do gajo em decisões de campeonatos importantes, gols em finais:                                                             
Números de Cristiano Ronaldo em decisões.  

Finais de campeonatos: Ronaldo Fenômeno. 

Outro critério inegável, que mostra que o brasileiro é superior. São 13 gols em finais, contra 9 gols do jogador lusitano. Nesta questão, Ronaldo mostrou que é superior e que chamava a responsabilidade na hora das decisões. São dois gols numa final de Copa do Mundo! São poucos que conseguiram tal feito. Fazia gols em finais, tanto nos clubes, como em sua seleção.

Já o português, mostra que faz mais gols em finais de campeonatos, pelos clubes onde joga e jogou. Mas aí, já entra a questão da qualidade e da tradição de sua seleção no cenário do futebol mundial. Isso prejudica o Cristiano Ronaldo neste critério. Se for tirar os gols de Ronaldo pela seleção canarinha, e for só levar em consideração os gols em finais por clubes, o luso ganha, mas por pouca coisa. Mas em finais de campeonatos, tanto nos clubes, como na seleção, o Ronaldo marcava.

Não há como negar também, mesmo com a questão de seleção. Ronaldo neste critério, é superior.


RECORDES E MARCAS: 


Enfim, chegamos ao critério final deste texto de comparação. Maiores artilharias em competições, quantidade de gols por suas seleções, e várias outras marcas estabelecidas por esses craques. Este critério, irá ser o critério de desempate deste texto, comparando os dois jogadores.

Abaixo, recordes e marcas do fenômeno:

Recordes de Ronaldo Fenômeno.    


Agora, os recordes e marcas de Cristiano Ronaldo:

Recordes do craque português.


Acima, vimos marcas e recordes estabelecidos, que são espetaculares dos dois jogadores. Um, tem mais recordes e marcas pela sua seleção. O outro, tanto na seleção, como nos clubes, apesar da sua seleção não ter tanta tradição no cenário do futebol mundial.

Recordes e marcas: Cristiano Ronaldo. 

Falta recordes para Ronaldo e sobra muitos e muitos recordes para o gajo. Os recordes que o fenômeno possui, são espetaculares sim! Façanhas que poucos jogadores de uma seleção cinco vezes campeã mundial, não conseguem. É importante ressaltar isso. Mas também, é importante ver os recordes que o Ronaldo tem, mundialmente no mundo da bola, que são pouquíssimos, mesmo sendo importantes.

Por sua vez, o craque de Portugal vem estabelecendo recordes, sem parar. Há de quebrar mais recordes ainda, está muito perto de se tornar o maior artilheiro da história do Real Madrid, em apenas 6 anos de clube! Um dos únicos a conseguir façanhas incríveis e históricas. Serão marcas que irão se manter por anos e anos. Recordes? Algo que Cristiano Ronaldo tem de sobra, em seu país, em seu atual clube, em sua seleção, e nos clubes anteriores, e até no Sporting, clube que onde começou a sua carreira, sendo o único jogador da história do clube português a jogar em cinco categorias diferentes em um único ano.

Não há o que debater, não há o que discutir. Em critério de recordes, o Cristiano Ronaldo é superior.


QUEM REALMENTE É O MELHOR: 


Abaixo, os resultados dos critérios feitos, neste texto de comparação:

Resultados dos critérios, neste texto de comparação.

Quem realmente é o melhor: Cristiano Ronaldo! 

Vimos nesta comparação, que o brasileiro é melhor e superior em finais de campeonatos, e em títulos pela sua seleção. Tem a questão da seleção de Cristiano Ronaldo ser inferior tecnicamente, mas já vamos entrar nessa questão. Também, vimos que o português é superior nos critérios de títulos por clubes, na média de gols e regularidade, e em recordes e marcas. O único critério que eu deixei aberto para você, que está lendo essa comparação, foi o critério de Futebol Jogado (Individual).

Realmente, é muito difícil de apontar, quem jogou mais que o outro, neste critério. O único acordo que pode-se chegar é: "Cada um com sua opinião, eu tenho a minha e você tem a sua". Também, seria muito injusto (neste critério) falar de um e não falar de outro jogador. Quem teve um individual melhor, isso é opinião sua, nada mais.

Claramente, vemos que Cristiano Ronaldo é superior, e que já passou Ronaldo. Isso reflete no Real Madrid. O jogador brasileiro jogava em um time cheio de estrelas, como Raúl, Beckham, Zidane, Figo, Roberto Carlos, time galático, como era conhecido e realmente, fazia jus ao apelido. Já o português joga em uma equipe menos badalada, onde ele é a principal referência. No time dos galáticos, é impossível você apontar uma referência de craque daquele time naquela época. Ou seja, o Cristiano em 6 anos, passou dos 300 gols pelo clube merengue, e o Ronaldo em 5 anos que jogou pelo Real Madrid, fez 104 gols. "Ah, mas o Ronaldo sofria com problemas no joelho, e problemas de peso". Aí, entra o critério da regularidade. Antes de falar sobre isso, já quero adiantar que não estou querendo desmerecer o brasileiro, ele sofreu lesões e deu a volta por cima, só um jogador diferenciado mesmo, como ele era, pra dar a voltar por cima. O gajo sempre se cuidou e procurou se aperfeiçoar ainda mais. Isso justifica a incrível média de gols que ele tem no clube da cidade de Madri. O Cristiano Ronaldo teve menos lesões, e tem uma média invejável. Em questão de clubes, o Cristiano Ronaldo é superior sim! Não há como negar.

Agora, vamos a questão de seleção. O que justifica o português não ter levantado nenhum caneco e o craque brasileiro ter levantado 2 Copas do Mundo? Tradição de cada uma das seleções no futebol mundial, qualidade da equipe, favoritismo certo em competições, títulos e jogadores que marcaram época e encantavam o mundo com o futebol arte. Em tudo isso, a seleção brasileira é superior que a seleção portuguesa. Se o gajo é o maior artilheiro de sua seleção, levou Portugal para duas Euros e duas Copas do Mundo, tem recordes estabelecidos na sua seleção, imagine se ele nascesse em um país com mais tradição no futebol? Pare e pense. O Brasil mesmo serve de exemplo. Se o Cristiano Ronaldo nascesse no Brasil, teria ganhado Copa do Mundo, ganhado vários títulos pela seleção e seria mais consagrado do que já é hoje, ainda em atividade. Não estamos desmerecendo o Ronaldo, que tem uma história maravilhosa de superação, e que fez o que fez. Nada disso! Ele fez a sua história, e o Cristiano Ronaldo está fazendo a dele. Mas, se o Ronaldo, tendo lesão e tudo mais, ganhou o que ganhou, imagina o português, sem lesão nenhuma, jogando anos em alto nível? Já parou para pensar nisso? Por clubes, o Cristiano Ronaldo é superior, por seleção, o Ronaldo é superior, mas isso tem justificativa, como todos sabem.

Enfim, o português é superior sim, e os fatos e critérios, estão aí.

Créditos: Acauã Tavares. 

8 comentários:

  1. Ronaldo eh melhor, infelizmente as lesões atrapalharam a carreira do fenômeno, se não teria superado o Cristiano em tudo. O Vídeo esta bem claro que o Fenômeno era muito mais habilidoso tbm. A Média do CR7 eh superior apenas no Real. No Manchester United e Seleção a média esta bem abaixo!

    ResponderExcluir
  2. Ronaldo eh melhor, infelizmente as lesões atrapalharam a carreira do fenômeno, se não teria superado o Cristiano em tudo. O Vídeo esta bem claro que o Fenômeno era muito mais habilidoso tbm. A Média do CR7 eh superior apenas no Real. No Manchester United e Seleção a média esta bem abaixo!

    ResponderExcluir
  3. Pega o cristiano ronaldo e arrebenta os joelhos dele, aí depois me conta quando ele voltar a jogar bola , ronaldo muito melhor que o cristiano, sem, comparação tosca, ronaldo gordo ainda era genio,

    ResponderExcluir
  4. Pega o cristiano ronaldo e arrebenta os joelhos dele, aí depois me conta quando ele voltar a jogar bola , ronaldo muito melhor que o cristiano, sem, comparação tosca, ronaldo gordo ainda era genio,

    ResponderExcluir
  5. Imagina pegar o Ronaldo sem nenhuma contusão grave , não vi ninguém fazer o que ele fez dos 16 aos 21 anos , o cara veio de Marte ou de outro planeta, Cristiano não se compara ao melhor momento do fenômeno

    ResponderExcluir
  6. O fenômeno era melhor. Dois craques, mas o gordinho era o melhor.

    ResponderExcluir
  7. Bem, acho injusto fazer comparação de lesão, porque se for assim, temos que dizer que o Ganso é melhor que Neymar, quebra a perna do Neymar pra ver se ele volta a jogar tão bem quanto o Ganso. Entendeu? Simplesmente, Cristiano Ronaldo é maior que o fenômeno, com lesão ou sem lesão, ainda mais nos dias de hoje em que os números do cr7 já ultrapassaram isso.

    ResponderExcluir